"Ele adoraria conhecer uma menina diferente das outras. Que tivesse opiniões próprias. Que se destacasse. Que gostasse das mesmas coisas que ele, mas que ao mesmo tempo o surpreendesse."
Sinopse: Já imaginou como seriam os contos de fada contados de uma forma mais moderna e atual? Pensando nisso as autoras Paula Pimenta (Fazendo meu filme), Meg Cabot (Diário da Princesa), Lauren Kate (Fallen) e Patrícia Barboza (As mais) criaram pequenos contos retratando histórias clássicas de um jeito todo especial.
A Cinderela da Paula Pimenta, não perde um sapatinho de cristal, mas sim um All-Star personalizado. Cinthia é uma Dj talentosa que não desiste daquilo que deseja.
A Bela e a Fera de Meg Cabot é sobre uma modelo em busca de amor. Quem iria imaginar que a Bela seria atacada em um cruzeiro para só depois conseguir conhecer sua Fera?
A Bela Adormecida de Lauren Kate tem um príncipe que anda em um unicórnio. O pobre Percy sofreu com o amor e seu coração partido o guia até sua bela dama adormecida.
E a Patrícia Barboza trouxe uma Rapunzel cantora que não corta os cabelos por promessa para um santo e é super fã da Katy Perry. Camila é uma sonhadora e vai batalhar muito para tornar seus sonhos realidade.
Esqueça tudo o que você conheceu de princesas com os filmes da Disney, essas autoras não brincam na hora de criar algo novo inspirado no que já existe.

Minha Opinião: Se me fizessem escolher entre usar sapatinhos de cristal ou um par de all star personalizados, escolheria os all stars e colocaria a culpa na Paula Pimenta. Comparado ao Livro dos Vilões, está é muito mais leve.
Os contos “A Modelo e o Monstro” e “ Princesa Pop”, foram os que eu mais gostei. Trouxeram uma boa quantidade de humor e fidelidade aos contos originais sem deixar a desejar. Eu adoraria ver filmes desses contos ou versões estendidas.
O “Eclipse do Unicórnio” e “Do Alto da Torre” também são bons contos, mas deixam a desejar. Lauren Kate criou uma versão tão fantasiosa da princesa Aurora que eu só percebi que a história era uma versão da Bela Adormecida quando li que ela estava dormindo profundamente e fiquei bem perdida na história. São poucos os elementos de “ A Bela Adormecida “ que não foram alterados (como uma grande fã do conto fiquei decepcionada com essa versão).
A história da Patrícia Barboza não se aprofundou muito nos sentimentos da personagem. A impressão que eu tive ao ler é que eles foram tratados de forma superficial e não me passaram aquela deliciosa sensação de compartilhá-los com o personagem.
A ideia do livro é maravilhosa e as autoras também. Esses foram os primeiros textos que li da Paula Pimenta e da Patrícia Barboza e me deixaram curiosa para conhecer mais sobre o trabalho dessas duas grandes autoras nacionais.
Os contos seguem realidades separadas e não interagem entre si. Uma pena devo dizer, pois, desejei que as “princesas” se encontrassem mesmo que ao acaso na história.
No geral, é um bom livro e boas versões dos contos.
Recomendo esse livro para todas as pessoas que sonham com histórias de amor fofas como as do clássicos. Quem sabe o seu príncipe ou sua princesa não está mais perto do que você imagina?
INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO:
Autoras: Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate e Patrícia Barboza.
Ano: 2013
Páginas: 288
Editora: Galera Record
Livro das Princesas – Livro dos Vilões