sábado, 18 de julho de 2015

Resenha: Para todos os garotos que já amei



“Não são cartas que outra pessoa escreveu para mim, não tenho nenhuma assim. São cartas que eu escrevi. Uma para cada garoto que amei – cinco ao todo.”

Quem nunca teve um amor platônico que atire a primeira pedra.  


Sinopse: Lara Jean, uma adolescente de 16 anos que descende de coreanos sabe bem como é ter paixões platônicas. Após perder a mãe, Lara Jean aprendeu a viver em harmônia com sua irmã mais velha Margot, sua irmã caçula Kitty e o pai que quase nunca está em casa. Nada disso afetou a família que conseguiu seguir adiante e se estabelecer com cada um assumindo responsabilidade por algo.

As coisas estão indo bem para Lara Jean, uma romântica incorrigível, até que uma brincadeira do destino resolve agitar sua vida.

Sempre que Lara Jean se apaixonava por um garoto, não conseguia se declarar e escrevia uma carta endereçada a sua paixão platônica como forma de “exorcizar” o sentimento para seguir em frente. As cartas que ela nunca desejou mandar com os seus sentimentos mais secretos terminam sendo enviadas misteriosamente para os cinco garotos de quem ela já gostou, inclusive o ex-namorado da Margot e seu vizinho, Josh.

Tudo fica ainda mais confuso quando Peter, um amigo de infância, resolve que Lara Jean é a pessoa perfeita para ajudá-lo a se livrar da ex-namorada grudenta e Josh começa a ter sentimentos que não deveria pela irmã da sua ex.

Cartas sendo enviadas com pensamentos tão secretos que nunca foram ditos em voz alta, garotos que parecem deseja-la de um jeito novo e a descoberta de sentimentos que deviam ter sido excluídos da vida dela assim que escreveu suas cartas, Lara Jean deve lidar com todas essas coisas e com as responsabilidades por ser a “irmã mais velha” agora.

Sentiu o drama da pobre garota que 16 anos?
“Você sabe como é gostar tanto de alguém que é insuportável saber que essa pessoa nunca vai sentir a mesma coisa por você?”



Minha Opinião:  Lara Jean é uma adolescente sem nada de extraordinário. Não é problemática, nerd ou popular como muitas outras protagonistas de romances YA, ela possui uma inocência bela que alimenta com seus devaneios românticos e ideias que tira dos livros. A única coisa que achei chata nela foi que nos primeiros capítulos Margot parecia decidir tudo o que ela devia fazer.

A história é extremamente fofa e cada descoberta, como o terrível sentimento conhecido por ciúmes, atrai o leitor e causa nostalgia em todos que já passaram pelas situações.

O clichê que está presente no enredo (falso namoro, amor impossível), é muito bem desenvolvido. Mesmo sendo um clichê possui certo diferencial ajudando a motivar a leitura e prendendo a atenção do leitor, é um clichê que não é chato de se ler.

Josh e Peter são os dois tipos de garotos que mais encontramos em livros. Peter é o popular que ninguém ousa desafiar e Josh o nerd fofo que os pais amam e que brinca com os irmãos mais novos das namoradas.

Os personagens são simples e todos demonstram suas emoções, principalmente a jovem Kitty. Existe um grande dilema entre o que é certo dizer e não nas ações da Lara Jean, perdi as contas de quantas vezes desejei entrar na história e sacudi-la gritando que ela devia pensar em si antes dos outros.

É muito interessante a forma como o leitor pode ver a evolução dos personagens dentro da história, sem dúvidas um diferencial.

Minha única frustação é com o final, esperava mais. Acho que o jeito é aguardar pela continuação no próximo ano.

Recomendo para todas as pessoas que nunca se declararam ou receberam uma carta de amor, mas continuam esperando o dia em que vão viver seu próprio romance.



INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO:

Autora: Jenny Han

Ano: 2015

Páginas: 320

Editora: Intrínseca

Para todos os garotos que já amei – Ps: Ainda amo você

2 comentários:

  1. Não costumo me interessar por livros com temática adolescente, mas esse parece ser bem legal! Acho que vou dar uma chance. :)

    ResponderExcluir
  2. Faça isso, não vai se arrepender. Mas, se você for uma pessoa que não gosta de esperar pode tentar ler quando o próximo for lançado #Natchu

    ResponderExcluir